A logística reversa é uma abordagem importante para lidar com resíduos pós-consumo de forma eficiente e sustentável. Ela contribui para a redução do desperdício, a conservação de recursos naturais e a redução da pegada ambiental.

Os resíduos que compõem esta categoria são:

  • Pilhas e Baterias;
  • Eletroeletrônicos;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Óleo lubrificante (usado, contaminado) e embalagens;
  • Pneus inservíveis;
  • Embalagens de agrotóxicos;
  • Medicamentos; e
  • Óleo de cozinha.

 

Portanto, cabe aos consumidores efetuar a devolução após o uso aos comerciantes ou distribuidoras. E cabe aos comerciantes ou distribuidoras efetuar a devolução aos fabricantes ou as importadoras, e assim, os fabricantes ou importadoras darão a destinação ambientalmente adequada aos produtos e suas embalagens.

Em Cambé, apesar de haver iniciativas para recolhimento destes resíduos, ainda temos margem para melhorar a logística reversa em nosso município, tendo em vista que são muitos incipientes e, por vezes, inadequadas, considerando a forma como estão estruturadas e ofertadas.

Os mapas a seguir demonstram pontos de entrega voluntária desses resíduos. Lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, em sua maioria, os pontos de entrega são supermercados. Medicamentos e medicamentos vencidos, basicamente, são as farmácias e as UBS. Óleos lubrificantes usados e suas embalagens, são coletados em oficinas e postos de combustíveis. Para os pneus inservíveis, o único local que está vinculado ao programa nacional de logística reversa é a Almeida Pneus e as embalagens de agrotóxicos, o local é a Anpara, que está situada dentro do aterro municipal.

Para o óleo de cozinha, a SAMA possui uma parceria com a Imcopa (Indústria de produção de óleo vegetais), que forneceu um banner informativo e bombonas para o armazenamento de óleo usado da população cambeense na própria sede da secretaria, localizada na Rua Francisco Delgado Sanches, nº 189, Jardim Vitória. Posteriormente, o óleo coletado é destinado às Cáritas Arquidiocesana de Londrina, que possui o Projeto Óleo Solidário, que na sequência é vendido à empresa ITA Resíduos, especializada na gerência do material. Todo valor arrecadado é revertido para os projetos da entidade.