Nas últimas duas semanas, a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, plantou mais de 300 mudas de árvores nativas diversas em áreas de fundo de vale do município. Além da importância do reflorestamento, a ação reforça o compromisso de Cambé com o equilíbrio ecológico e sustentabilidade.

A ação decorreu de um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental firmado com o Instituto Água e Terra, em função da remoção de algumas espécies para viabilizar obras de infraestrutura urbana.

Segundo a Secretaria reflorestar fundos de vale oferece diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais, como: proteção dos recursos hídricos e melhoria da qualidade das águas; preservação da fauna e flora e recuperação de habitats naturais; alívio dos efeitos das mudanças climáticas, através da regulação do clima local; e redução da erosão do solo e enchentes. Esses benefícios demonstram a importância de adotar práticas de reflorestamento, principalmente em regiões de fundos de vale, vitais para o equilíbrio ecológico e para a sustentabilidade dos recursos naturais.

“Essa ação demonstra também o compromisso do município na qualidade ambiental. Mesmo sabendo que são obras de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento da cidade, é importante a gente ter esse olhar no impacto ambiental. Essas melhorias do fundo de vale são importantíssimas para a qualidade do ar, qualidade da água, fluxo de biodiversidade desses locais, considerando que é ali que transita a nossa fauna. Então, traz essa melhoria na qualidade ambiental do município, fortalecendo o nosso compromisso na sustentabilidade”, ressaltou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Roberta Queiroz.

Responsável: Prefeitura de Cambé.